Pular para o conteúdo principal

Lista 02: Questões Seletas

 Olá, tudo bem?

Esta lista oferece um apanhado de questões de olímpiadas de Matemática, com a intenção de ajudá-lo em seus estudos. Eu sugiro que você tente fazer as questões sem buscar as soluções na internet e/ou outras fontes de consulta.

No mais, bons estudos!

01. (OMIF) O número de três algarismos αβμ, quando multiplicado por 3, resulta no número de três algarismos μμμ. Qual é o valor da soma α+β+μ?

(a) 13 (b) 14 (c) 15 (d) 16 (e) 17

02. (Canguru) Um quadrado grande toca outros dois quadrados, conforme mostrado na figura.  Os números dentro dos quadrados menores indicam suas áreas. Qual é a área do  quadrado maior?

(a) 49 (b) 80 (c) 81 (d) 82 (e) 100

03. (OBM) Entre os números naturais de 1 até n, pelo menos 11 são divisíveis por 5 e no máximo 9 são divisíveis por 6. No máximo, quantos desses números são divisíveis por 7?

(a) 4   (b) 5     (c) 6     (d) 7      (e) 8

04. (Canguru) Adão e Bruna tentam descobrir qual é a figura favorita de Carla, entre as figuras ao lado. Adão sabe que Carla disse a Bruna qual era a forma da figura. Bruna sabe que Carla contou para Adão qual era a cor da figura. A seguinte conversa toma lugar. Adão: “Eu não sei qual é a figura favorita de Carla e eu sei que Bruna também não sabe”. Bruna: “No começo eu não sabia qual era a figura favorita de Carla, mas agora eu sei”. Adão: “Agora eu sei também”. 

 Qual é a figura favorita de Carla?

05. (OMIF) Três números reais não nulos e diferentes de um, a, b e c, são tais que:

Então, o produto 𝒂𝒃𝒄

(a) é o elemento neutro da multiplicação
(b) é o elemento neutro da adição
(c) é um número primo
(d) é o simétrico do único número par primo
(e) é um número irracional

06. (OMIF) O número
possui 2019 dígitos iguais a 1. O resto da divisão de N por 7 é:
(a) 4     (b) 5     (c) 6       (d) 7       (e) 8

07. (OBM) Considere cinco pontos no plano. Qual é a quantidade máxima de triângulos equiláteros com vértices em três desses cinco pontos?

(a) 2    (b) 3      (c) 4      (d) 5       (e) 6 

Respostas

01. b
02. b
03. e
04. c
05. a
06. c
07. b

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resolução - Lista 02

 Olá, tudo bem? Aqui você encontra a resolução das questões da lista 02. Reforço que, para um melhor aproveitamento, não veja os vídeos antes de tentar fazer as questões. Resoluções: Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06 Questão 07 (Imagem abaixo)

Lista 04: Questões Seletas

  Olá, tudo bem? Esta lista contém questões de Matemática de diversas olimpíadas do conhecimento. Espero com ela ajudá-lo a melhorar o seu desempenho e, futuramente, ser premiado em competições da área. No mais, bons estudos! 01. (OMIF) Um estudante foi desafiado por seu professor de Matemática a determinar a soma das raízes da equação quadrática x²+bx+c=0, sabendo que apenas o seu conjunto solução é S = { Δ - 1,  Δ + 1 , sendo  Δ o seu discriminante.  Assim, ao resolver corretamente o exercício, o aluno obteve qual resposta para a soma das raízes? a) -8 b) -1 c) 1 d) 8 e) 10 02. (OMIF) Na segunda fase da OMIF 2018, foram realizadas várias oficinas e uma delas abordava a geometria com o uso do parafuso sextavado. Carlos, um bom aluno, que participou da referida oficina, resolveu brincar um pouco com o que tinha aprendido. Ele utilizou compasso, régua e lápis para confeccionar o desenho mostrado abaixo e, então, calculou a área das figuras 1, 2, 3 e 4. Sabendo que o diâmetro

Resolução - Lista 01

 Olá, tudo bem? Apresento aqui as resoluções das questões da primeira lista. Reforço que é necessário que você tente resolver por conta própria antes de partir para estes vídeos, pois o processo de aprendizagem destas questões exige este esforço inicial. No mais, bons estudos! Clique nas questões a seguir para acessar a resolução das questões da lista 01. Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06 Questão 07